Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Santos, Marcia Vanessa Malcher dos |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-29102019-174428/
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Resumo: |
Esta tese é um estudo sobre a produção cinematográfica de Pernambuco no marco de 20 anos (1996-2016). Nesse período em que a cena se estabeleceu e alcançou legitimação nacional e internacional é possível notar a existência de duas gerações de cineastas. Pretende-se refletir sobre as especificidades de cada grupo, a partir da análise dos posicionamentos assumidos tanto no campo do cinema como no espaço propriamente simbólico das obras. Para isso, a pesquisa se ampara em três eixos metodológicos que se referem à trajetória social dos cineastas, à configuração objetiva da produção e às representações, sentimentos e valores compartilhados. O objetivo é mapear as similaridades e diferenças que conformam a estrutura de sentimento e o regime de independência praticado pelos dois grupos geracionais. O primeiro capítulo, construído de forma relacional, demarca a tradição tanto do campo do cinema nacional como do campo cultural recifense, enfatizando a história do cinema em Pernambuco. O segundo aborda a geração que despontou em meados dos anos 1990 e o terceiro a que iniciou a carreira no começo dos anos 2000. |