Network Music: criação e performance musical colaborativa no âmbito das redes de informação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Arango, Julian Jaramillo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-05112014-100111/
Resumo: Esse estudo examina criticamente uma série de práticas sonoras e musicais que tiram proveito das redes de informação para elaborar contextos de colaboração. Essas praticas dão lugar a um repertório de obras (composições, performances, sites, instalações entre outros), denominado durante o trabalho como Network Music. Os trabalhos podem ser localizados entre a segunda metade da década de 1990 e o final da década de 2000, no entanto uma série de antecedentes musicais são também discutidos. O repertório não se distingue por obedecer a um estilo ou linguagem musical particular, mas por fortalecer e reformular os vínculos tradicionais entre compositores, intérpretes, ouvintes através de conexões eletrônicas. O objeto de estudo é abordado de quatro perspectivas diferentes. O primeiro capítulo aborda aspectos teóricos confrontando conceitos vigentes na música do século XX com modalidades de comunicação em Internet. O imediatismo é proposto como elemento de coesão de conceitos como ao vivo e comunicação online. O segundo capítulo examina o repertório de trabalhos musicais em Internet, enfatizando aspectos incorporados da produção da Arte das Telecomunicações. São identificadas duas vertentes na produção de Network Music, segundo a acentuação de aspectos comunicacionais e composicionais. O levantamento apresentado discute estratégias e metodologias de criação musical dentro de configurações de interação remota enfatizando o tema da distância. O terceiro capítulo cobre aspectos de performance e se concentra no tema da colaboração. Conceitos, recursos e metodologias de trabalho musical com as redes digitais são sugeridos ao intérprete que pretende realizar performances com parceiros remotos através da Internet. No quarto capítulo é discutido o projeto NetConcert, realizado ao longo da pesquisa no seio do grupo Mobile da ECA/USP