A Paulistânia, o mineiro e o italiano: cultura caipira, processo histórico e acesso à terra no fonograma de uma moda de viola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Castro, Thiago Righi Campos de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-11052021-100210/
Resumo: O fonograma da moda de viola \"O mineiro e o italiano\", composição de Teddy Vieira e Nelson Gomes gravada em 1964 pela dupla de música caipira Tião Carreiro e Pardinho, constitui-se como núcleo deste trabalho. Quando considerado em sua totalidade, este registro demonstra força evocativa e potencial sugestivo capazes de produzir uma interessante síntese. Ao mobilizar todo um conjunto de personagens, signos, símbolos, relações, lugares-comuns, os elementos constitutivos e formais do fonograma apontam e/ou presumem elementos característicos e aspectos importantes da história e experiência do caipira e de sua cultura. Por meio da descrição, comentário, análise e interpretação do conteúdo que dá sentido e coesão à narrativa (literária e musical), esta dissertação intenta investigar em que medida essa canção popular pode ser compreendida enquanto síntese do processo histórico e da experiência histórica e cultural da Paulistânia.