Necro-Olhar: um olhar nos corpos para além de uma arte colonizadora

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Macome, Marcial Lourenço
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-25092023-105847/
Resumo: Esta é uma pesquisa que evidencia a cartografia, genealogia e pesquisa artística conceitual com objetivo de analisar sobre que condições as produções artísticas são influenciadas pelas estruturas sociais racistas que fundaram a sociedade moderna, o que mais adiante vamos definir como Necro-olhar. A partir do estudo de duas peças de Aimé Césarie, propomos uma discussão no contexto de um teatro contemporâneo. Desse modo, analisamos as condições sobre as quais a liberdade se materializa, examinando os sessenta anos das independências Africanas, assim como as armadilhas impostas pela conjuntura do período pós-independências na África. Outro ponto relevante nesta pesquisa é a compreensão de teorias relativas às raças, as críticas em torno delas e o processo da formação do novo Homo Sacer ou seja, trata-se da formação do Devir negro do mundo. Soma-se neste contexto experiências de um artista pesquisador o qual busca um olhar enquanto corpo inserido nestes espaços que são permeados por todos estes elementos que levantamos até aqui. Como nós nos relacionamos enquanto corpos atravessado por várias histórias e pertencimentos? Com base em abordagens teóricas e análises feitas por Achille Mbembe, Ahmadou Kourouma, Joseph Ki-Zerbo, Michel Foucault, Giorgio Agamben, Felwin Saar, Jarzy Grotowski e Constantin Stanislavski traçamos nosso argumento teórico