Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2000 |
Autor(a) principal: |
Rosa, Carlos Adriano Jeronimo de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27149/tde-03052024-154804/
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Resumo: |
A dissertação enfoca o cinema experimental e descreve diferentes problemas na identificação conceitual de formas específicas na produção brasileira. O objetivo específico é discutir o chamado \"filme paramétrico-estrutural\", que corresponde àmodalidade mais radical da vanguarda cinematográfica, emergindo do pós-guerra, nos Estados Unidos e na Europa. Três ensaios escritos por Noel Burch, David Bordwell e P. Adams Sitney fornecem a moldura teórica para a análise de um grupo de filmesbrasileiros realizados por Julio Bressane, Andrea Tonacci, Arthur Omar e Caetano Veloso, grupo de filmes que apresentam, em diversos modos, traços do estilo paramétrico-estrutural como definido por aqueles três autores. Este trabalho tentadescobrir uma abordagem adequada aos filmes que resistem à análise baseada em métodos convencionais. Em sua forma original, os filmes paramétrico-estruturais acionam procedimentos que libertam parâmetros técnicos (pertencentes à estrutura e àlinguagem cinematográfica) do contexto estreito da narrativa clássica. A exploração formal desses parâmetros técnicos torna-se o elemento estruturador da experiência cinematográfica, livre das demandas que podem vir de um mundo diegético. Formavisual autônoma e um jogo estruturado ao redor dos procedimentos técnicos fornecem um novo conjunto para a \"desnaturalização\" da percepção do cinema |