Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2004 |
Autor(a) principal: |
Moretto, Paulo Eduardo |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-02102024-141438/
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Resumo: |
O cartaz, entendido como uma mídia criada pelo e para o ambiente urbano, foi estudado segundo seus aspectos semânticos, técnicos e sintáticos. Compreendeu-se, assim, que, após cumprida sua função de comunicação, o cartaz de propaganda cultural, além de adquirir valor de documento histórico, passa a fazer parte do imaginário coletivo urbano que ele ajuda a conformar. Por meio de exemplos colhidos junto a instituições paulistanas de relevância cultural no cenário nacional, conseguiu-se traçar um breve panorama da cartazística brasileira nas últimas cinco décadas, fase marcada pela inserção do profissional designer na sociedade e do design no cotidiano urbano. |