Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Neves, Marcus Vinícius Sant\'Anna Held |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-13072022-153129/
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Resumo: |
A presente pesquisa se propõe a investigar de que maneira o compositor italiano Francesco Geminiani contribuiu no processo de consolidação do estilo da música instrumental praticada na Inglaterra no período delimitado por sua residência na ilha. Analisaremos o conjunto de acepções das tópicas de gosto e estilo no pensamento filosófico-musical do século XVIII, visando compreender suas correspondências continentais e insulares. Concebemos o conceito de bom gosto, sua relação com o empirismo e suas formas de transmissão. A análise dessas informações nos possibilita constatar que a reunião dos estilos italiano representado por Arcangelo Corelli (1653-1713) e francês representado por Jean-Baptiste Lully (1632-1687) implica, também, na emulação não apenas de suas características, mas também de seus modelos de autoridade. A música instrumental da Inglaterra, com sua história singular, é abordada desde o século XVII para que se possibilite entender de que maneira seus gêneros representativos consort, fantasia-suíte, division-musick, trio-sonata e sonata , suas auctoritates e seu corpus didascálico pavimentaram o caminho da emulação percorrido por Geminiani. A verificação de sua música de câmara sonatas para violino e peças para cravo bem como de seus tratados musicais viabilizam compreendê-lo como modelo de referência no contexto da consolidação da música instrumental inglesa entre os anos de 1714 e 1762. |