Na batuta dos salões: música e dança nos bailes em São Paulo (final do século XIX ao início do século XX)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Suzin, Giovana Moraes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-29092021-161305/
Resumo: No final do século XIX, diferentes grupos sociais da cidade de São Paulo se reuniram em sociedades recreativas dançantes, cuja intenção primeira era a promoção de bailes privados aos sócios e sócias que delas faziam parte. Essa dissertação trata de investigar os espaços de sociabilização criados pelas classes populares, a exemplo das elites, e como a música e as danças do período sofreram influência circular. Os sons das ruas se misturaram com os dos salões e ritmos estrangeiros começavam a ganhar \"sotaques\" brasileiros mais fortes. Muitos foram os críticos que condenaram os bailes e as danças, e o debate se seguiu na esfera pública, sem que a música, no entanto, parasse. Aos poucos, os hábitos sociais foram se modificando, ao passo que a moral pública tentava estabelecer padrões a serem seguidos, e os gostos e os vocabulários dos bailes se adequavam aos novos princípios. Com o avançar das primeiras décadas do século XX, o poder público se mexia para implementar regras que organizassem as novas associações que proliferavam. A cidade de São Paulo também crescia em velocidade rápida e foi preciso muito ritmo para acompanhar todas essas transformações.