Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Souza, Maria Izabel Escano Duarte de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-15022023-125859/
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Resumo: |
Entre as obras conservadas na Seção de Manuscritos da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro encontra-se um livro de horas do final da Idade Média cujo número de localização é 50,1,016 e que fez parte do acervo da Real Biblioteca Portuguesa. Feito segundo o uso litúrgico de Paris, ele tem 160 fólios, mede 180 x 130 mm e seu texto foi escrito em letras góticas, em latim, com alguns trechos em francês. Em relação à sua datação e autoria, François Avril sugeriu, em um artigo de 2016, que ele teria sido feito por um Seguidor do chamado Mestre de Coëtivy, um dos principais pintores e iluminadores parisienses da segunda metade do século XV. Partindo destas informações, esta tese de Doutorado constituiu-se como um estudo monográfico e interdisciplinar sobre o livro de horas 50,1,016 em que dois conjuntos de questões se colocaram: aquelas que envolvem a obra em si, incluindo a análise de sua materialidade, seus textos e imagens e as relações estabelecidas entre eles, e aquelas que envolvem seu contexto de produção sua data, local de produção e o ateliê responsável por suas iluminuras. Estes eixos de análise não deixaram de privilegiar os aspectos históricos e sociais dos contextos dos quais o livro fez parte, bem como seus usos e funções. Para alcançar tais objetivos empregou-se uma metodologia que buscava analisar o manuscrito como um todo, analisando-o do ponto de vista codicológico, paleográfico, artístico, estilístico, histórico e religioso, partindo de uma bibliografia específica sobre cada um destes campos, e empregando também a comparação deste códice com outros códices do Mestre de Coëtivy e de seu Seguidor, quando necessário |