Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2012 |
Autor(a) principal: |
Freitas, Helder Antonio de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18122012-152845/
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Resumo: |
A presente pesquisa está inserida no contexto de investigação da prática docente de professores de Ciências e Física e tem por objetivo verificar como os Artefatos Computacionais podem ajudar o professor no seu trabalho e, principalmente, como essa tecnologia pode auxiliá-lo a elaborar novos saberes sobre a docência. Para fundamentação do nosso estudo, recorremos às concepções de saberes desenvolvida por Tardif, às concepções de mediação de Vygotsky e trabalhos de diversos autores sobre o uso pedagógico do computador. Este trabalho desenvolveu-se na Escola de Aplicação da USP, cuja estrutura escolar muito contribuiu para a coleta dos dados verificados, por meio de entrevistas e observações das aulas dos professores de Física, Química, Biologia e Ciências, professores estes, com formação em Mestrado e Doutorado. Os resultados obtidos revelaram que os professores, fazendo uso de Artefatos Computacionais como recurso didático, ampliam os saberes que denominamos Saberes Docentes Pedagógicos Computacionais (SDPC) de natureza dos saberes Experienciais que, devido à sua abrangência, subcategorizamos em: do Uso dos Recursos, da Comunicação, da Busca Digital e do Compartilhamento Digital. Esses saberes identificados, categorizados e descritos por nós foram desenvolvidos e aprimorados pelos professores devido à prática pedagógica cotidiana que exercitam usando essa tecnologia, o que propicia interações entre professores e alunos e, de fato, conforme mostraram os dados, esses artefatos são utilizados como instrumento de mediação entre a ação pedagógica dos professores e o aprendizado dos alunos. Nesse processo de ensino, o sujeito principal é o professor e, por essa razão torna-se necessário investir no processo de formação inicial e continuada desse profissional, com o objetivo que não deve se limitar apenas à criação de condições para que o educador domine o uso dessa tecnologia, mas que ele seja capacitado para a utilização pedagógica dessa Ferramenta Cultura, proporcionando condições para que ele desenvolva saberes que possam ser aplicados na sua realidade de sala de aula, conforme as necessidades de seus alunos e os seus objetivos pedagógicos. |