Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Penna, Juliana Martinatti |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-26122019-121129/
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Resumo: |
O filme Um Dia na Vida, de Eduardo Coutinho (1933-2014), exibido em sessão única na Mostra de Cinema de São Paulo de 2010, é uma colagem de trechos de comerciais e programas de televisão aberta gravados pelo cineasta em um único dia (1 de outubro de 2009) e editados de forma a apresentar um resumo da produção de sentidos recebida pelo telespectador brasileiro. A sobreposição dos recortes da programação televisiva, marcada pela transição intensa e rápida de um tipo de conteúdo a outro, ao ser exibida em um cinema, ambiente designado às produções cinematográficas, torna o filme Um Dia na Vida uma demonstração empírica e tátil das diferenças profundas de formatação entre TV e cinema, que persistem até hoje, mesmo em um contexto de hibridização entre cinema e televisão. O objetivo é identificar e analisar a produção (conteúdo, montagem e edição), circulação e a recepção de sentidos de Um Dia na Vida de Eduardo Coutinho. A dissertação pretende analisar a iconografia e iconologia de trechos selecionados, que poderão revelar construções de sentido possíveis; e situar o filme como obra essencial no estudo sobre as diferenças de formato entre cinema e televisão, não somente referentes ao período em que o filme foi realizado (2010), mas também aplicáveis ao conteúdo televisivo produzido desde sua origem. Pretende-se, também, explorar os limiares estéticos e técnicos entre conteúdos produzido para televisão e cinema, a fim de contribuir para a discussão e pesquisa sobre as diferenças entre as duas mídias. |