O jogo das paixões no pensamento republicano de Maquiavel

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Ferreira, Christiane Cardoso
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-27062024-175400/
Resumo: Esta tese pretende demonstrar que paixões podem ser consideradas fundamento no pensamento republicano de Nicolau Maquiavel. Com efeito, pode-se constatar em seus textos menções frequentes às paixões, o que parece indicar que a ação política está intimamente relacionada a sua afetividade. Por considerar sua afirmação de que há mais vida nas repúblicas - onde, portanto, pode-se observar mais ódio, mais desejo de vingança - porque a liberdade ou sua memória não permite o repouso das paixões, delimitou-se o escopo desta pesquisa à obra republicana do autor, os Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio (Discorsi), com especial referência ao \"tratado sobre as repúblicas\", os dezoito primeiros capítulos que, como conjunto, presumivelmente estabelecem as premissas do pensamento republicano de Maquiavel. O primeiro capítulo desta tese apresenta esse \"tratado\", com o objetivo principal de mostrar como as paixões aparecem, ao longo de seus capítulos, indissociáveis das ações e práticas políticas, bem como da (re)ordenação e corrupção de um regime político, de suas instituições e dos modos de vidas dos cidadãos. O segundo capítulo da tese apresenta um estudo sobre o uso e as acepções do termo \"paixão\" nos Discorsi, bem como seu sentido no pensamento político, fazendo um estudo a partir dos sentidos de páthos em Aristóteles e Cícero. Finalmente, o terceiro capítulo demonstra que algumas paixões são fundamento do pensamento republicano do autor florentino. Para tanto, é preciso deixar de considerá-las simplesmente como meios para se atingir determinados objetivos políticos, para então vislumbrá-las como fundamento em dois sentidos: no de origem, princípio, causa, razão de ser; e no sentido de condição de possibilidade para a existência de algo. Para tanto, foi necessário demonstrar, a partir da noção de acontecimento, como as paixões ganham centralidade no pensamento republicano de Maquiavel, para depois explicitar como as paixões, não por elas mesmas, mas em um jogo de paixões, se constituem fundamento do político e da república, enquanto regime político e vivere civile