Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Sampaio, Monique Ribeiro Polera |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-16112023-185317/
|
Resumo: |
Esta dissertação é resultado da pesquisa realizada no contexto do curso de mestrado oferecido pelo programa de Pós Graduação Interunidades Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM-USP). O trabalho buscou mapear, por meio de quatro metodologias distintas, a produção a respeito de tecnologias digitais no âmbito do campo acadêmico da Comunicação no Brasil e na Argentina, utilizando artigos publicados em 11 periódicos (Matrizes, Galáxia, Eco-Pós, Comunicação Midiática, Estudos em Jornalismo e Mídia, Intexto, Avatares de la Comunicación y Cultura, Tram(p)as de la Comunicación, La Trama de la Comunicación, Cuestión e Cuaderno H Ideas), entre os anos de 2015 e 2020. Os recursos empregados foram: análise percentual, categorização temática, levantamento de palavras-chave e bibliometria. Os resultados apontam que a produção científica a respeito de tecnologias digitais não foi predominante em nenhum dos periódicos dentro do período analisado, e que existe uma grande tendência de pesquisas referentes às mudanças sociais ocasionadas pelas tecnologias. Ainda, os resultados da análise bibliométrica revelaram que as principais referências bibliográficas utilizadas nos artigos são originárias majoritariamente da Europa e da América do Norte. O trabalho é referenciado principalmente a partir dos conceitos de Polanco (1985), Sartori e Molino (1994), Sousa Santos (2007) e Schwarcz (1978). |