Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Parra, Andreia Morais Magliano |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19092019-154941/
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Resumo: |
O presente estudo, no campo da psicologia moral, soma-se às pesquisas que buscam avançar no entendimento dos processos de construção dos projetos de vida. Tem como principais objetivos: discutir as concepções de projeto de vida e avançar na definição do conceito, definir o que são e compreender como são tecidos os projeto de vida éticos, identificando continuidades e rupturas, coerências e contradições no seu processo de construção ao longo da vida; investigar o papel dos sentimentos no processo de construção dos projetos de vida. Para tanto fundamenta-se em dois principais eixos teóricos: os estudos sobre projetos de vida (purpose) e compromisso moral da psicologia moral (ARANTES, BLASI, BRONK, COLBY E DAMON, DAMON, FRANKL, MORAN, NARVAEZ E LAPSLEY) em diálogo com os conceitos da filosofia, antropologia e sociologia (BERGER E LUCKMANN, BOUTINET, MACHADO, VELHO); e estudos da neurociência sobre o papel dos sentimentos e da intuição nos processos de decisão e na construção da subjetividade humana (DAMASIO, KAHNEMAN). Para o desenvolvimento da pesquisa analisamos as trajetórias de vida de cinco líderes de escolas, reconhecidos socialmente por terem sua vidas dedicadas a projetos de transformação da realidade social, a partir de entrevistas de abordagem autobiográfica (DeWaele e Harre). O estudo conclui que os projetos de vida éticos se constroem sobretudo a partir da experiência afetiva de bemestar em ser cuidado, cuidar de si e do outro e da integração e ressignificação dos sentimentos de dever e de pesar vividos ao longo da vida pelas experiências de prazer e bem estar. Como consequências educacionais para a construção de projetos de vida éticos se destacam o papel do exemplo e do vínculo afetivo com pessoas que são referências para os sujeitos, a importância da autoria do projeto de vida que implica liberdade de escolha, a ampliação do repertório e a construção de uma rede de afetos no suporte ao projeto de vida, sobretudo por meio da integração dos projetos pessoais a um projeto coletivo maior. |