Expografia contemporânea no Brasil: a sedução das exposições cenográficas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Figueiredo, Renata Dias de Gouvea de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-08102024-120822/
Resumo: A dissertação discute a expografia contemporânea no Brasil, investigando os conceitos de \"experiência\" e \"sedução\" e sua relação com o uso recursos cenográficos no projeto de exposições. Tem como objetivo estudar a cenografia como artifício utilizado para facilitar a apreensão dos conteúdos expostos.|Como local de estudo, foi selecionado o Museu do Futebol, situado na cidade de São Paulo. Este museu, inserido no contexto da expografia contemporânea, apresenta características marcantes, como o uso da interatividade e de recursos audiovisuais, assim como a necessidade de se criar uma experiência sensorial no visitante.|Utilizou-se como embasamento teórico e metodológico: uma série de entrevistas com profissionais da área, envolvidos em projetos de museus; a teoria de Jean Davallon, que investiga como as exposições podem não só expor os objetos, mas também transmitir conhecimentos tanto através desses objetos, como pela forma como são expostos.|E, por fim, a teoria semiótica de Charles Sanders Peirce, para a análise específica das salas. Nesse contexto, faz-se também uma reflexão sobre o uso excessivo destes recursos - audiovisuais e cenográficos - para seduzir, emocionar ou entreter o público. São feitas também algumas considerações sobre a forma como foi criada a instituição museal e seus reflexos na expografia.