Hibridações: um estudo sobre canções do compositor Zeca Baleiro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Oliveira, Sandra Maria de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-30082012-124303/
Resumo: O presente estudo tem como objeto a linguagem de canções do compositor popular brasileiro Zeca Baleiro. Consideramos sua forma híbrida por apropriar-se de materiais simbólicos de diversas procedências e temporalidades: matrizes culturais, elementos tradicionais, referenciais locais, nacionais e signos de um universo simbólico compartilhado mundialmente no espaço de fluxos globais. Por seu caráter dialógico e intertextual considerou-se nessas análises as relações entre texto (na materialidade verbal e musical) e contexto (seus significados). Nesse intuito, propusemos a experiência de articulação metodológico-analítica entre Análise dialógica do discurso baseada em Mikhail Bakhtin e Semiologia para análise da música popular de Philip Tagg. Trata-se de observar a construção de sentidos de sua linguagem poético-musical em relação a temas relevantes da cultura na contemporaneidade