Rubens Meister: três projetos em Curitiba.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Zulian, Henrique Wosiack
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-26032021-230919/
Resumo: Este estudo propõe uma leitura de três obras emblemáticas desenvolvidas por Rubens Meister, pioneiro da arquitetura moderna paranaense, em Curitiba. Visa reconhecer essa produção no contexto de transformação da cidade a partir de meados do século XX e identificar questões relevantes de sua arquitetura. O primeiro capítulo relata uma breve apresentação da trajetória profissional do engenheiroarquiteto e a sua atuação no espaço construído da capital paranaense. O segundo, terceiro e quarto capítulos estão dedicados ao estudo de cada uma das obras selecionadas: Teatro Guaíra (1948-1951), Palácio 29 de Março (1960) e Estação Rodoferroviária de Curitiba (1969). A partir dessas análises, busca-se compreender a relação dos edifícios com o lugar e identificar aspectos recorrentes nas estratégias projetuais de Meister. Ao final do trabalho foi anexado um índice contendo um conjunto reconhecido das suas obras construídas. O material remanescente do seu escritório, bem como os livros Espirais de Madeira: Uma História da Arquitetura de Curitiba (DUDEQUE, 2001), Rubens Meister: Vida e Arquitetura (SUTIL; GNOATO, 2005) e Rubens Meister: Projeto e Obra (CARVALHO; BATISTA; CHIESA, 2019), serviram como base fundamental de dados para o desenvolvimento desta pesquisa.