Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Calixto, Douglas de Oliveira |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-20122023-123018/
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Resumo: |
Este trabalho analisou como os algoritmos atravessam a experiência comunicativa de estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Em nossas hipóteses, os públicos calculáveis, os mecanismos de predição e as dinâmicas de \"bolhas\" na internet passaram a ocupar lugar decisivo na constituição das sociabilidades, na ordem dos discursos e nos jogos de linguagem que estão em circulação nas escolas. Com efeito, buscamos verificar como a lógica algorítmica se materializa nas expressões comunicativas que surgem nas timelines, stories e reels, afinal, parte significativa dos padrões culturais e interesses de discentes e docentes está em movimento no Instagram, Youtube e TikTok. Sistematizamos evidências a partir de pesquisa de campo em três escolas municipais de ensino fundamental da DRE Campo Limpo, zona sul de São Paulo, e de atividades com Professores de Orientação Digital (POEDs). O objetivo foi identificar a abrangência dos signos das redes sociais para o que dizem, pensam e inter-relacionam alunas, alunos, professores e professoras. A partir de procedimentos qualitativos, produzimos dados que indicam quem são influencers, páginas e canais que mobilizam afetos e quais são as repercussões desses conteúdos para as relações sociais nas escolas. O avesso é uma abordagem teórico-metodológica que visa superar o viés instrumental e tecnicista das tecnologias para compreender os significados e sentidos que escolas localizadas em regiões periféricas atribuem às plataformas digitais. O nosso problema de pesquisa está centrado na interface Comunicação & Educação, enfatizando que os algoritmos não se limitam à computação programacional e ao imperativo das Big Techs, mas sim constituem um jogo híbrido entre humanos e não-humanos, inputs e outputs, que passou a integrar a produção de sentidos nos sistemas de ensino. Ao discutir conceitos como lacração e cancelamento, os resultados da pesquisa indicam uma ampla desagregação da trama cultural entre discentes e docentes, a dimensão do entretenimento como fator substancial das sociabilidades e, sobretudo, para a existência de jogos de projeção e identificação que fazem os jovens permanecerem por horas no TikTok, deslizando os dedos de um conteúdo para o outro. |