Enunciados verbovisuais na Ciência Hoje das Crianças: uma abordagem dialógica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Paula Fabro de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-18012011-142652/
Resumo: A presente pesquisa busca identificar procedimentos e mecanismos, verbais e visuais, pelos quais o discurso de divulgação científica para crianças, de autoria da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e materializado em reportagens de capa da Ciência Hoje das Crianças, se direciona e se orienta por seu destinatário presumido, assim como visa identificar como e para quais fins estabelecem-se relações dialógicas entre formas composicionais verbais e visuais. Centrando-se em reportagens de capa enquanto concretização do projeto e vontades discursivas de um sujeito histórica e socialmente situado, à luz de noções formuladas pelo Círculo de Bakhtin, tais como dialogismo, acabamento, esfera e endereçamento do enunciado, o trabalho explora duas hipóteses. Primeira, em se tratando de divulgação de conhecimentos científicos ao público infantil, mais do que a seleção temática de assuntos de cunho científico que poderiam interessar ao público infantil, a linguagem é a ponte que alinhava vínculos entre o autor, a ciência e o cientista e o destinatário-criança, segunda, no discurso científico endereçado aos pequenos, a reincidência de recursos lexicais típicos da ideologia do cotidiano é movida pelo objetivo de fazer entender. A análise detida do corpus iluminou dois tipos principais de relações dialógicas, a saber, 1) dialogismo entre as instâncias autoriais do autor-cientista e do ilustrador e 2) movimentos dialógicos em direção ao universo do leitor.