Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Alvares, Mariana Marcelino Silva |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-21062024-184740/
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Resumo: |
O presente trabalho tem o objetivo de examinar o tratamento do conceito de angústia em Ser e Tempo (1927) e na preleção Que é Metafísica? (1929). Em Ser e Tempo, Heidegger trata o encontrar-se de angústia enfatizando a relação desse conceito com as possibilidades de impropriedade e propriedade. Com efeito, no §40 do tratado maior, o filósofo apresenta a angústia como o encontrar-se que singulariza o ser-aí. Por sua vez, na preleção de 1929, o filósofo apresenta o conceito de angústia enfatizando o papel desse conceito com o descobrimento do ser. Na pergunta metafísica pelo nada, o filósofo lança mão do encontrar-se da angústia para descobrir a transcendência do ser-aí. Em jogo está a relação entre o ser e nada desvelado pelo encontrar-se da angústia, na preleção Que é Metafísica? Para Richardson, essa diferença prenuncia a chamada virada do pensamento de Heidegger. Segundo Sheehan, porém, é possível pensar em, ao menos, três sentidos de Kehre no pensamento de Heidegger. Cabe-nos delimitar qual o sentido de virada nos referimos quando tratamos da diferença do conceito de angústia nas duas obras citadas. Nosso objetivo, portanto, é o de investigar se a preleção de 1929 pode ser lida como um prenúncio da mudança de orientação do pensamento de Heidegger, nos anos 30. Trata-se de uma reorientação do projeto filosófico de Heidegger, que passa de uma perspectiva transcendental para outra, focada dessa vez na história do ser |