Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Silva, Bianca Camila de Andrade |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-05082022-131331/
|
Resumo: |
A crescente produção do teatro negro contemporâneo no Brasil fomenta novas possibilidades estéticas e políticas para a população negra. Desde Abdias do Nascimento, o teatro negro propõe-se a refletir sobre sua identidade, característica que se mantém até a atualidade com diferentes demandas e perspectivas. O objetivo desta pesquisa é analisar o espetáculo contemporâneo IDA, obra que centraliza a identidade da mulher negra brasileira, considerando suas fragmentações e intersecções. Como resultado deste trabalho, espera-se oferecer uma melhor compreensão acerca da posição e possibilidades estéticas e políticas do teatro negro contemporâneo frente às relações de disputa identitária enquanto práxis |