Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Moreira, Marina Simas de Araujo |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-04122023-165627/
|
Resumo: |
Este trabalho pretende analisar a dinâmica entre \"passado\" e \"futuro\" na peça Pedreira das Almas, de Jorge Andrade, buscando relacioná-la ao processo de modernização brasileiro entre as décadas de 1950 e 1970. Esmiuçando as oposições e as contradições entre \"vida\" e \"morte\" – ou \"passado\" e \"futuro\" – esboçadas ao longo da peça, analisaremos as correlações que podem ser observadas com a busca desenfreada pelo \"novo\", por parte da burguesia nacional, no período de elaboração das três diferentes versões de Pedreira das Almas: 1958, 1960 e 1970. |