O trombone e suas atualizações - sua história, técnica e programas universitários

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Fonseca, Donizeti Aparecido Lopes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-05072009-231656/
Resumo: Neste momento delicado, delineado pela multiplicação de cursos de trombone por todo o país, muitos professores encontram-se despreparados e, todavia, cientes da iminente necessidade da atualização das técnicas trombonísticas como um elemento motivador e transformador de sua ação docente. Diante dessa expectativa em relação à informação educacional, percebem-se o quanto estes estão desamparados e se colocam na busca da solução mágica para resolver essa situação profissional problemática: a disponibilidade de material didático em língua portuguesa. Somado a isso, há um outro fator: a formação inicial precária desse professor. Formação esta com base num sistema fragmentado de ensino, onde ainda prevalece o esquema tradicionalista e oral de transmissão de conhecimentos. É nesse ponto que nossa pesquisa entra como um unificador de procedimentos, com saída plausível para a aquisição de novas competências exigidas pela integração dos conhecimentos atualizados internacionalmente à prática educacional. Nosso trabalho dará um panorama educacional atual, utilizando-se dos escritos de Edward Kleinhammer e Denis Wick, dentre outros. Estes nos fornecerão subsídios para a compreensão do ensino e, portanto, do professor, que não só participa mas interfere através do meio que emprega. Usaremos elementos básicos de Arnold Jacobs e Keith Johnson para se entender a formação do professor. A pesquisa divide-se em três partes: na primeira, discorre-se sobre um apanhado histórico. Iniciar-se-á quando os chifres foram substituídos por ligas de metal estes, a princípio reto, e, numa fase posterior, já retorcidos. Com a evolução musical, novas formas de arranjos foram necessárias. Estas, feitas para um número maior de vozes. Houve a necessidade de um instrumento de metal de tamanho maior, podendo, assim, ter mais extensão na direção dos graves. Essa variedade criou o trombone. Na segunda parte, confrontam-se diferentes opiniões sobre tópicos da arte de tocar trombone (escolha do instrumento; bocal; cuidados, limpeza e lubrificação; surdinas; respiração; embocadura; glissando e posições do êmbolo; articulação; como estudar e literatura específica). Na terceira e última parte, serão analisados 19 currículos universitários 12 prevalecerão de cinco países (Brasil, Venezuela, Estados Unidos, Inglaterra e Austrália). Os resultados obtidos surpreendem pela inovação nos projetos elaborados, na sutil prática pedagógica e na organização de um coletivo influente no próprio ensino do instrumento.