Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Moreira, Paulo Muggler |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-10092021-105229/
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Resumo: |
As tecnologias de Realidade Virtual (RV) são cada vez mais acessíveis financeiramente, mas também em sua ergonomia, usabilidade, e barreiras técnicas de implementação, manutenção e uso. Pretendemos aqui explorar o potencial dos ambientes imersivos baseados em RV na educação de uma forma geral, tanto para uso instrucional quanto para treinamento, pela possibilidade de colocar os alunos em contato com os conteúdos pertinentes em contextos realistas, a um baixo custo e de forma segura. Para que o seu uso na educação se dê de forma adequada e eficaz, cabe ao meio acadêmico construir argumentos que evidenciem os impactos, potencialidades e limitações do uso destas tecnologias. Visando contribuir com esta construção, realizamos aqui dois estudos de caso, um deles no contexto de uma aula imersiva em sala de aula (Aula Imersiva) e o outro no formato de um treinamento imersivo individual (Treinamento Imersivo). Para a aula imersiva desenvolvemos o conteúdo \"Modelos de Iluminação em Computação Gráfica\", e para o treinamento imersivo utilizamos o simulador de anestesia odontológica \"VIDA Odonto\", ambos desenvolvidos no Interlab-USP, com a colaboração do autor e dos demais integrantes da equipe do laboratório. Procuramos explorar correlações entre presença e graus de uso de mídia imersiva, tanto em uma aula expositiva quanto em uma atividade de treinamento prático, bem como estabelecer métricas e atribuir medidas a outros fatores de relevância para a experiência de aprendizado, como a ergonomia e usabilidade dos dispositivos aplicados. |