Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Freitas, Carlos Augusto Tadeu de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-05112024-134534/
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Resumo: |
O objetivo primordial desta pesquisa consistiu em investigar minuciosamente a construção da performance, sob a ótica do processo colaborativo entre compositor e intérprete, nas obras \"Matiz I\" (para trompete e trombone) e \"Matiz IV\" para trombone para trombone solo, ambas compostas pelo compositor Rodrigo Lima. Busca-se, assim, descrever os conceitos composicionais inerentes a cada obra, relatar as particularidades e nuances da cooperação entre o compositor e o intérprete, e analisar sua influência no resultado. Nesse sentido, foram apresentadas as soluções técnicas e interpretativas encontradas ao longo desse processo colaborativo. A exposição detalhada desse processo ocorreu de maneira didática, permitindo ao intérprete transmitir de forma clara e elucidativa as estratégias adotadas para alcançar os resultados desejados. Além disso, foi proporcionada uma abordagem prática e concreta, por meio da disponibilização de gravações de trechos das obras em questão. Dessa forma, os ouvintes podem ter a oportunidade de imergir na sonoridade e apreciar a materialização dessas obras, compreendendo o fruto desse processo colaborativo quando apreciarem as obras em sua totalidade. Por meio dessa investigação, almejou-se não apenas oferecer uma análise aprofundada das obras \"Matiz I\" e \"Matiz IV\", mas também proporcionar um panorama abrangente do processo criativo e interpretativo, enriquecido pelo diálogo entre compositor e intérprete. Tal abordagem não só amplia o conhecimento e apreciação dessas composições, mas também promove uma valiosa troca de experiências e conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento e avanço da prática musical no contexto do trombone. |