Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
Oliveira, Luís Felipe Carli Lucas de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-08032016-165055/
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Resumo: |
Nesta tese, entendemos design como um processo criativo de busca por soluções para problemas complexos e mal definidos. Design é o ato projetual de busca por boas soluções em espaços contendo diversas soluções possíveis. O design de visualizações é o desenvolvimento de metáforas visuais para dados abstratos, é a transformação de dados em representações gráficas interativas. Visualizações têm o objetivo de auxiliar os processos cognitivos de compreensão de informação e tornar mais eficiente e efetiva a execução de tarefas envolvendo dados. A complexidade do design de visualizações está tanto na multiplicidade e impossibilidade de redução de seus problemas quanto na extensão e variação de seus dados. Para tratar dessa complexidade, o designer executa uma conversa reflexiva com externalizações materiais do projeto. Essas representações externas podem funcionar como entidades intermediárias de projeto, quando elas não são, em si, a descrição do problema, nem a representação de uma solução e, sim, uma entidade que opera entre esses espaços. As três principais atividades do desenvolvimento de visualizações são o entendimento, a transformação e o mapeamento gráfico dos dados. Transformação de dados é um componente ativo no design de visualizações, pois muitas das decisões tomadas sobre as marcas gráficas dependem da transformação e da derivação dos dados. Propomos que o uso de representações gráficas de estruturas de dados, quando abordadas como entidades intermediárias de projeto, pode auxiliar no processo de design de visualização de dados, ajudando a tratar sua complexidade e a produzir melhores soluções para problemas de visualização. Ao externalizar a representação de estruturas de dados, cria-se um suporte material para memória e raciocínio, que auxilia na compreensão dessas estruturas. Ao abordar essas representações como entidades intermediárias de projeto, é possível tratá-las como materiais que dão suporte para a definição, o entendimento e a navegação pelo espaço de possibilidades de um projeto. Elas passam a ser representações que auxiliam na compreensão das possíveis soluções de uma visualização e os meios para atingi-las. Nesta tese, defendemos essa proposição por meio de um embasamento teórico e do desenvolvimento e aplicação de uma técnica de representação de estruturas de dados. |