[pt] INFOGRAFIA NO BRASIL: PANORAMA DE UMA LINGUAGEM MULTIMODAL
Ano de defesa: | 2019 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45966&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45966&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45966 |
Resumo: | [pt] Esta tese aborda o tema da linguagem infográfica, um dos produtos do Design da Informação, no Brasil. Os infográficos são amplamente usados como ferramenta de comunicação pela mídia, com o intuito de transmitir informações de modo sintético, claro e atraente por meio de representações visuais diagramáticas multimodais, onde coexistem diversas modalidades comunicativas, que combinam linguagem verbal e não verbal. A pesquisa analisa o persistente problema da nomenclatura na infografia, bem como tipologias relevantes. Propõe uma linha do tempo da evolução dos infográficos, traça um breve histórico da infografia no Brasil e examina sua participação na maior premiação de infografia mundial (Malofiej) ao longo dos últimos 26 anos. Investiga e analisa dados acerca do ensino da infografia no país, observando a presença de disciplinas ligadas ao tema nos cursos superiores de jornalismo e design. Os aportes teóricos se encontram nas obras de Cairo, De Pablos, Sancho, Tufte, Moraes e Kanno, que desenvolveram investigações acerca da linguagem infográfica e visualização da informação. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, documentais e entrevistas junto a profissionais premiados internacionalmente e professores, como forma de mapear conceitos, pressupostos teóricos e questões relacionadas ao atual cenário da infografia. O trabalho visou reunir dados que permitam a construção de um diagnóstico da infografia no Brasil na esfera acadêmica e sua práxis, algo não revelado de forma integrada por pesquisas anteriores, bem como oferecer uma reflexão acerca do papel da infografia e sua perspectiva como ferramenta informativa no cenário contemporâneo nacional. Como resultado, elaborou-se uma série de infográficos que traçam um panorama da infografia brasileira, de modo a disponibilizar dados para a comunidade de infografistas, jornalistas, designers e professores do campo do Design da Informação. |