Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2007 |
Autor(a) principal: |
Tarricone, Jucimara |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-23012008-115949/
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Resumo: |
Este estudo é, no essencial, uma reflexão acerca da produção, do método e da construção da linguagem crítica de Benedito Nunes. Tal crítica é entendida como uma leitura hermenêutica perpassada por um discurso em confrontação filosófica e literária, em que outras vozes, em vários momentos, misturam-se à sua identidade escritural, como as de Nietzsche, de Heidegger, de Ricoeur... O que se pretende, antes de tudo, é acompanhar os passos da sua hermenêutica, realçar a problemática que ele imprime ao seu texto; qual seja, o repensar crítico das questões do Homem, do Mundo, em um ato de interpretação que, como lembra Foucault, enreda o próprio intérprete e o faz interpretar-se a si mesmo. Assim, no primeiro capítulo, denominado \"Uma incursão à obra e ao pensamento de Benedito Nunes\", a intenção foi a de ressaltar seus principais escritos, a recepção crítica à sua obra e a linha interpretativa em que se move. O segundo, intitulado \"A crítica crítico-reflexiva de Benedito Nunes\", foi dividido em quatro momentos representativos das preponderantes características do seu corpus ensaístico: 1. a crítica definida como tensão entre a escrita dos escritores e a leitura dos críticos; 2. o confronto de idéias estéticas e poéticas; 3. as raízes filosóficas como marcas do discurso teórico-crítico; e 4. o traço da historicização e o uso do ensaio. Por fim, em \"A opacidade crítica: a linguagem na divisa entre o conceitual e a criação de imagens\", a preocupação foi a de pôr em relevo a sua prática de leitura hermenêutica, o modo como tece a sua linguagem crítica, em que se sobressai inscrito, por vezes, o metafórico. |