Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Toledo, Luana Rennó Martins |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8148/tde-04042018-105149/
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Resumo: |
O presente trabalho tem como objetivo destacar a importância da presença do personagem de cavalaria Orlando nas relações intertextuais que existem entre a obra de Italo Calvino e os clássicos da literatura italiana. Para tanto elaborou-se um histórico do personagem ao longo dessa tradição literária desde as canções de gesta até O Castelo dos Destinos Cruzados, tendo em vista o levantamento de características comuns entre as obras e os temas do amor e da loucura, que demonstram como tais variantes são retomadas ou modificadas ao longo do tempo, ou seja, a seleção dos elementos que apontam para uma reescritura da tradição literária cavaleiresca italiana. Mais especificamente foram analisados três poemas: La Chanson de Roland (1100), Orlando innamorato (1483) e Orlando furioso (1516), e duas narrativas escritas por Italo Calvino, La pazzia dOrlando, publicada no livro Orlando Furioso raccontato da Italo Calvino (1970), e História de Orlando louco de amor, em O castelo dos Destinos Cruzados (1973). |