Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Sucheuski, Carolina Aires |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-15122023-153416/
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Resumo: |
Recortes e apagamentos são dois procedimentos que podem integrar o processo de criação pictórica. Nesta pesquisa, as práticas de desenho e pintura são consideradas em uma poética caracterizada pela alternância entre processos positivos e negativos, entre fazer e apagar (aplicar e retirar a tinta, construir e cobrir elementos ou ainda acentuar e rebaixar contrastes e a saturação das cores). Para o estudo dos recortes das imagens, o surgimento da fotografia e o fenômeno do japonismo contextualizam as obras de pintores citados na pesquisa, contemporâneos ao impressionismo e pós-impressionismo: Edgar Degas e Pierre Bonnard se destacam entre eles. Em relação aos apagamentos, a mesma cronologia se repete: pinturas de James McNeill Whistler, Édouard Manet e Maurice Denis são analisadas pelo uso acentuado do preto ou do branco. Para a abordagem dos recortes e apagamentos aplicados nas obras elaboradas durante o processo de pesquisa, os parâmetros de coesão e completude da Gestalt são examinados com base no conceito de informe elaborado por Yve-Alain Bois e Rosalind Krauss. |