O ator dialético

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Piacentini, Ney Luiz
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-03102018-154628/
Resumo: A presente pesquisa consiste no relato reflexivo de vinte anos de trabalhos como ator na Companhia do Latão, grupo teatral paulistano fundado em 1997. A análise se estende às visões dos demais intérpretes que integraram e integram esse coletivo cênico, cujo cerne é o aprendizado para uma atuação dialética. Tendo como fundamento as poéticas atorais de Constantin Stanislavski e Bertolt Brecht, minha escrita filtrou todas as produções espetaculares da Companhia, no sentido de apontar uma possível apropriação dos legados do dramaturgo alemão e do ator e diretor russo. E o que foi mais importante: de que modo propusemos nossos próprios meios pedagógicos, estéticos, políticos e técnicos nas salas de ensaios e apresentações públicas, para lidar tanto com textos estabelecidos por autores como Bertolt Brecht e Heiner Müller quanto os que foram criados pelo grupo. Orientei-me pelas minhas memórias, pelas publicações editadas pelo grupo, através dos depoimentos que colhi junto aos meus consortes, adicionando bibliografias sobre atuação, nacionais e estrangeiras. O resultado dessa interseção aponta para o levantamento de recursos e conceitos teatrais, indicando uma interpretação dialética no Brasil que, de forma alguma, encerra-se com este trabalho.