Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2012 |
Autor(a) principal: |
Giroldo, Ramiro |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-09012013-144133/
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Resumo: |
O trabalho tem como objeto de estudo o volume de contos As Noites Marcianas (1960), de Fausto Cunha. Os contos serão lidos como uma tentativa de abordar, no plano estético, tensões entre a produção literária acolhida pelo cânone e a que não o é. Há o interesse de abordar a própria categorização genérica que cabe à obra como uma forma de alteridade, às margens da literatura oficialmente aceita como tal. No intuito de avaliar a opção por uma filiação genérica à ficção científica em contos que, tematicamente, parecem voltar um olhar negativo à uniformização do indivíduo conforme promovida pelas forças dominantes, o trabalho se ampara em proposições de Darko Suvin acerca do potencial subversivo da ficção científica e da cooptação pela indústria cultural de manifestações literárias a princípio passíveis de questionar os parâmetros da literatura oficialmente endossada. O conceito de alteridade é, no trabalho, discutido em relação com o familiarmente estranho, o efeito de unheimlich proposto por Sigmund Freud. À luz de proposições de Florestan Fernandes em Mudanças Sociais no Brasil, será avaliado o olhar que os contos, tanto internamente quanto no contexto de produção e recepção, voltam às instâncias conservadoras e às forças que procuram subvertê-las. |