Esboçamentos de corpossom: a escrita do corpo na víscera do som.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Ribeiro, Francisco Lauridsen
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-16052019-120236/
Resumo: Neste trabalho se busca pensar a individuação conjunta do corpo e do som, através da improvisação e segmentos de roteiros performáticos. Assim, colhemos traços metodológicos da atuação teatral para pensar as relações entre produção de corpo, som e vocalização. Para fazer jus a essa lógica, cada segmento da tese se debruçou em uma prática produtiva de corpo: caminhada, desenho e conversação. Guiei-me, para esse campo operativo, na noção de transdução, conforme trabalhada por Gilbert Simondon. É escritura, portanto, experimental, que compromete o tecido argumentativo de uma tese com procedimentos oriundos de outros ambientes, mais instáveis, como a precariedade do caderno. Referência vitalista nesse caso é o Artaud tardio (1943-1948). Focalizamos, em sobreposição, as práticas dos núcleos de corpossom, coletivos de dimensões artístico-pedagógicas que se envolveram no trabalho acima descrito.