Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2009 |
Autor(a) principal: |
Sampietri, Carlos Eduardo |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-10122009-103746/
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Resumo: |
Em 1935, a Prefeitura de São Paulo criou, com a participação de Mário de Andrade, o Departamento de Cultura. O próprio modernista acabou assumindo o cargo de primeiro chefe do órgão. Em sua estrutura foi criada a Discoteca Pública Municipal, que era dirigida por Oneyda Alvarenga. Órgão ativo de pesquisa inserido no projeto de música nacional de Mário de Andrade, entre 1935 e 1945, a Discoteca promoveu uma série de ações que visavam a elevação do gosto musical dos habitantes da cidade e pesquisas no campo do folclore musical, que serviam de base para os músicos interessados em aderir ao projeto de música nacional proposto pelo chefe do Departamento de Cultura. Entre essas ações destacam-se os Concertos Comentados de Discos, Serviço de Consultas Públicas de Discos e Partituras e as Gravações de Discos das Séries de Música Erudita Paulista, Folclore e Arquivo da Palavra. |