Entre o belo e o útil: manuais e práticas do ensino do desenho no Brasil do século XIX.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Dória, Renato Palumbo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-05052023-164441/
Resumo: Com o iluminismo europeu do século XVIII; e em acordo com novas demandas produtivas e culturais; estabelece-se internacionalmente a ideia de que o ensino do desenho - compreendido então como uma possível linguagem universal - deveria ser propagado sistematicamente pelo conjunto da sociedade; não se restringindo apenas a formação de determinadas categorias profissionais. No século XIX a fé nos poderes pedagógicos do desenho atinge seu máximo sucesso. Neste contexto as publicações destinadas a divulga-lo teriam importância central: objetos culturais complexos, vinculados a distintos usos, estas publicações fariam circular entre diferentes ambientes e regiões os discursos, conteúdos e modelos que, absorvidos por um vasto público, influiriam sobre suas práticas. Analisando as publicações voltadas ao ensino do desenho produzidas neste período, e salientando seus mecanismos de circulação, apresentamos aqui um vasto panorama sobre o ensino do desenho no Brasil do século XIX.