Fotografia: Entre Fato e Farsa (URSS - Itália, 1928-1934)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Figueiredo, Clara de Freitas
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-13092018-145951/
Resumo: A presente investigação surgiu da constatação de entrecruzamentos entre os discursos visuais da Mostra da Revolução Fascista (Roma, 1932-34) e do pavilhão soviético na Exposição Internacional de Imprensa de Colônia (Alemanha, 1928). Tais entrecruzamentos - reforçados e consubstanciados por contatos concretos entre hierarcas do fascismo e do stalinismo - levaram, a partir dos materiais visuais selecionados, à investigação de problemáticas comuns aos dois regimes, como a industrialização acelerada tardia, a expansão produtiva e o culto do chefe. Nesse sentido, as reflexões de A. Gramsci e W. Benjamin acerca da \"revolução passiva\" e da \"estetização da política\", respectivamente, constituíram constructos crítico-teóricos cruciais no desenvolvimento reflexivo da investigação. O objetivo da pesquisa de doutorado, em síntese, foi examinar e refletir sobre o protagonismo da fotografia como instrumento de reprodução simbólica e dominação, tanto na Itália fascista e quanto na URSS stalinista.