A sensibilidade figurativa de Tomasi di Lampedusa: imagens da melancolia e representações pictóricas em O Leopardo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Rocha, Júlia Corrêa da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-24082023-160237/
Resumo: Esta dissertação investiga a sensibilidade figurativa do escritor italiano Giuseppe Tomasi di Lampedusa e seus desdobramentos no único romance de sua autoria, O Leopardo, de 1958. De caráter interdisciplinar e comparatista, partiu do pressuposto de que o autor dedica atenção particular às formas do universo social no qual os seus personagens estão inseridos e mobiliza essas formas em uma composição literária que revela tensões do período de transformação histórica que é pano de fundo da obra. Ambientada durante o Risorgimento Italiano, na segunda metade do século XIX, a trama revela a decadência aristocrática a partir da trajetória da família siciliana Còrbera di Salina, cujo representante máximo é o protagonista do livro, Príncipe Dom Fabrizio, que reage com melancolia e ceticismo às mudanças de seu tempo. A pesquisa, assim, buscou (i) investigar as imagens que ecoam o caráter melancólico do protagonista; (ii) compreender o impacto, na composição narrativa, da relação desse personagem com os ambientes da trama; (iii) como desdobramento tanto da compreensão do personagem quanto dos mecanismos descritivos da obra, analisar a presença frequente de objetos artísticos nos espaços e conjuntos arquitetônicos do romance, em especial de retratos pictóricos tradicionalmente associados à exaltação de status e poder.