Esforços individuais multiplicados progressivamente: colação e edição de testemunhos da obra Poemas e Canções, de Vicente de Carvalho

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Miranda, Maiara
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-07032022-185248/
Resumo: Esta dissertação visa à colação e à edição dos testemunhos das cinco primeiras publicações da obra Poemas e Canções (1908), de Vicente de Carvalho, cuja tradição é composta por 17 versões - entre reedições e reimpressões. As cinco primeiras foram publicadas durante a vida de seu autor, o que originou um grande número de variantes autorais. Em cada nota explicativa, ao final do exemplar, o escritor santista defendeu mudanças como o uso de vocabulário inteligível, adição de novos trechos (a fim de complementar aqueles preexistentes) e ainda o acréscimo de poemas relegados em seleções anteriores. Carvalho atuou de maneira relevante na vida pública paulista nos anos que correspondem à passagem do século XIX para o XX, tanto na política quanto por meio de seus escritos. Sucessor de Artur Azevedo a ocupar a cadeira 29 da Academia Brasileira de Letras, o poeta destacou-se na cena parnasiana pelo texto diferenciado em tema (caracterizado pela ode à natureza e ao amor) e em forma, pois valorizava a compreensão acima da extrema erudição linguística. De tal modo, tornou-se popular para os leitores de sua época (vide as inúmeras edições e reimpressões de sua obra) e respeitado pela crítica, ao receber análises de nomes como Otto Maria Carpeaux (2012) e Alfredo Bosi (2013). A partir dessas características, valor artístico e processo criativo em constante revisão - atentando-se para as diferentes origens de cada poema, ou seja, os caminhos da criação - obtém-se rico material filológico a ser lapidado seguindo as diretrizes da Crítica Textual. Nesta dissertação, apresentamos o levantamento da tradição da obra, sua história e relações. Além disso, a edição da última versão em vida do autor, acompanhada de notas de rodapé com variantes encontradas nas publicações de 1908 e 1917, e uma edição sinóptica das três edições em questão.