Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Bombonato, Jéssica Ribeiro |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-05102022-193532/
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Resumo: |
Há cerca de 200 anos, Jacob e Wilhelm Grimm publicaram sua coletânea de contos de fada intitulada Kinder- und Hausmärchen, fruto de uma busca do registro linguístico e cultural de seu povo. Nos dias atuais, não podemos pensar na literatura infantil sem remeter ao trabalho dos dois irmãos, que se proliferou de maneira fértil no Brasil. Com o passar do tempo, as adaptações tomaram conta do cenário brasileiro, e hoje pouco do material original é amplamente conhecido. Os contos populares, de fadas ou maravilhosos são muitas vezes compreendidos como manifestações, nas quais reverberam questões existenciais humanas e sociais, mas também são concebidos como formas de entretenimento; narrativas que carregam e projetam arquétipos; romanticamente são concebidos usualmente como portadores de conceitos idealizados e promessas de finais felizes, chocando seus leitores a partir dessas concepções, quando se deparam com violência e distopia. Esta pesquisa propõe-se a explorar essas narrativas alemãs, revisitando o espaço reservado a atos de violência e como tais atos dinamizavam narrativas através de uma leitura sistemática da violência nos 200 contos dos irmãos Grimm, e a partir dessas constatações, uma análise aprofundada de três contos selecionados: Branca de Neve, O Alfaiatezinho Valente e João e Maria. Estes três contos foram selecionados por sua relevância na cultura moderna e por representarem temas recorrentes na coletânea de contos, principalmente quanto ao papel de seus protagonistas. A reflexão sobre suas trajetória se dará com o intuito de, ao analisar a movência desses contos, depreender em suas adaptações, notadamente, as mais recentes, a ocorrência de alterações na dinâmica da história, mais especificamente no que se refere aos atos de violência, em razão de um imaginário que se forma sobre o jovem leitor |