Os ritos e a música de Confúcio e sua raíz xamânica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Freitas, Pedro Menezes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8164/tde-29092021-161051/
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo identificar aspectos xamânicos na origem da concepção de \"ritos\" proposta pelo pensador da China antiga Confúcio. Por se tratar de uma antiga e influente tradição, o confucianismo apresenta ideias diversas e um caráter multifacetado. \"Ritos\" compõe uma ideia chave neste esquema. Confúcio raramente definia de maneira objetiva conceitos do seu pensamento. Citações dele e fontes de estudiosos de sua linha de pensamento revelam um amplo leque de sentidos que esse termo expressa. Noções convencionais de ritos como práticas religiosas caminham ao lado de normas de comportamento e etiqueta, além de instituições e práticas implementadas por figuras virtuosas do passado. Tendo em vista essas várias manifestações para os \"ritos\" de Confúcio, volta-se a atenção para uma de suas várias origens, as tradições xamânicas, presentes nos primórdios da civilização chinesa. No decorrer da pesquisa, será identificado o aparecimento do xamanismo chinês e seu processo de transformações até chegar no modelo de \"ritos\" estabelecido por Confúcio, através das fontes selecionadas e com apoio bibliográfico.