Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Nascimento, Alexandre Gomes do |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-16022021-192307/
|
Resumo: |
O objetivo desta pesquisa é analisar a poética adotada por Walter Carvalho para criação da cinematografia de \"Justiça\", minissérie que apresenta um estilo realista, abordando temas como assassinato, corrupção, eutanásia, estupro e preconceito racial. O desafio de Carvalho foi desenvolver um universo cinematográfico capaz de estimular o público a perceber os acontecimentos e objetos do universo ficcional como reais ou, ao menos, existentes e emocioná-los ao mesmo tempo. Para materializar as ideias e conceitos sugeridos pelas palavras do roteiro, e pela conversa estabelecida com o diretor de cena José Luiz Villamarim e a roteirista Manuela Dias, Carvalho emprega uma série de recursos expressivos, mediados por dispositivos digitais. Nesse sentido, interessa-nos compreender como o diretor de fotografia manipula as diferentes qualidades da imagem binária para construir um discurso realista, estilo caracterizado por uma linguagem mais crua, onde o sujeito da enunciação busca ocultar as expressividades do dispositivo para produzir um efeito de transparência, como se as histórias fossem contadas naturalmente pelo mundo. É importante ressaltar que a minissérie é uma obra produzida para televisão, meio que geralmente apresenta um discurso estilizado, com o intuito de envolver a audiência em seu fluxo narrativo. Afinal, que tipo de realismo podemos encontrar em \"Justiça\"? Para verificar nossas hipóteses, seguiremos um caminho semelhante ao processo criativo de Walter Carvalho, começando pelo estudo da palavra até a materialização dos conceitos em imagens cinematográficas. |