Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Bozzetti, Augusto Ramos |
Orientador(a): |
Fischer, Gustavo Daudt |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
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Departamento: |
Escola da Indústria Criativa
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13076
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Resumo: |
Este trabalho parte da proposta epistemológica que percebe o conceito de animação como fundamental para o estudo da matéria audiovisual, no intuito de desenvolver um olhar capaz de reconhece-lo em objetos de mídia que não são tradicionalmente pensados como animados. Sob um olhar anacrônico, permitido pela lente das audiovisualidades da tecnocultura, investiga-se a maneira peculiar através da qual a animação se manifesta, tendo na organização espacial da sua modularidade um vértice tão importante quanto a temporalidade das imagens que se movem. Através de movimentos escavatórios que visam produzir coleções de imagens de diferentes períodos, procura-se investigar, portanto, a animação espacial enquanto um devir técnico/estético e seus movimentos de atualização, em especial, nas mídias da contemporaneidade. Dessa maneira, busca-se compreender como a animação do tipo espacial está ajudando a precipitar não apenas novos objetos de mídia, como também novas ambiências midiáticas que, por sua vez, produzem novos tipos de usuários, novas interfaces softwarizadas e novas maneira de exibir e transmitir imagens em movimento, reorganizando a experiência sensível do homem no mundo através de um processo audiovisualizado que, portanto, tem a animação em uma posição central e decisiva. |