Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2009 |
Autor(a) principal: |
Migotto, Ivanir |
Orientador(a): |
Rosário, Nísia Martins do |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Vale do Rio do Sinos
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
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Departamento: |
Escola da Indústria Criativa
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2654
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Resumo: |
A presente pesquisa aborda o estudo audiovisual a partir da noção do colecionador, de Benjamin e os conceitos de duração e memória advindos de Bergson aplicados nas chamadas caixas de coletâneas audiovisuais. Utilizo, aqui, como objeto de análise a caixa lançada pela produtora gaúcha de cinema e televisão Casa de Cinema de Porto Alegre. Para realizar tal estudo, trago à pesquisa, como referencial metodológico, a cartografia, segundo Deleuze e Guattari e o pensamento acerca das molduras, desenvolvido por Kilpp. Dessa forma, busco também aproximar o estudo da caixa da Casa de Cinema do próprio processo de pesquisa. Tais caminhos visam aprofundar o pensamento sobre as audiovisualidades, conforme a linha de pesquisa a qual estou atrelado, bem como, identificar e refletir sobre o tipo de audiovisual praticado pela maior produtora independente de cinema e televisão do sul do Brasil – a Casa de Cinema de Porto Alegre – com contextos extra-caixa, ou seja, as inter-relações possíveis entre as obras contidas nessa caix |