Fãs no paradigma da midiatização : casos de dispositivos em torno de Harry Potter

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Jacques Filho, Edu Fernandes Lima
Orientador(a): Ferreira, Jairo Getulio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
Departamento: Escola da Indústria Criativa
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4400
Resumo: As apropriações dos fãs sobre a narrativa Harry Potter assumem direcionamentos variados. O seguinte trabalho tenta dar conta dessas relações que ocorrem na continuidade do consumo, da recepção. Esse enfoque de pesquisa toma como princípio a fundação de novas relações comunicacionais, entendidas no conceito ainda inacabado de midiatização. Em nossa tarefa optamos pelo método abdutivo, juntamente das operações de analogia e homologia, com vistas a descobertas criativas, não-tautológicas. Trata-se de um estudo de múltiplos casos de pesquisa ancorados numa perspectiva qualitativa. Ademais, assumem-se como perguntas de horizonte os questionamentos sobre as matrizes presentes nos dispositivos selecionados: a sócioantropológica, a semio-discursiva e a tecno-tecnológica. O sentido do que os admiradores da série fazem atravessa exemplos distintos, impulsionados pela consolidação da internet. Para compreender essa relação contemporânea selecionamos três dispositivos que reinterpretam o enredo original: dois sites de fanfictions – fanfiction.net e Floreios e Borrões, duas páginas do Facebook – A Varinha e Harry Potter – e um fã-clube baseado em Porto Alegre, os Herdeiros de Sonserina. Primeiramente faremos descrições e breves apontamentos sobre o funcionamento dos casos. Analisa-se então, por analogia e homologia, a relação que mantêm entre si, dentro da lógica de práticas dos fãs. Dessa reflexão encontramos alguns indícios que qualificamos como a verticalização dos dispositivos, a prevalência do valor de culto e as limitações interacionais das estruturas formadas. Contudo, essa formulação exige questionamentos de ordem comunicacional para se tornar completa. Assim, ao final desenvolvemos novas abduções, ou seja, elaboramos hipóteses sobre o sentido das criações com relação à série original. Nossas pistas refletem a partir dos fenômenos observados como: a expansão dos circuitos de fãs; a coexistência com paradigmas de comunicação anteriores; a preocupação em formar programas de apropriações; a legitimação dos produtos canônicos; o pacto da indústria com as apropriações dos fãs; a delimitação das criações pelas estruturas e hierarquias dos dispositivos; e as qualidades temporais das derivações.