Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Luersen, Eduardo Harry |
Orientador(a): |
Kilpp, Suzana |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
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Departamento: |
Escola da Indústria Criativa
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9316
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Resumo: |
A pesquisa procura articular a estética dos jogos digitais, mais especificamente a sua dimensão audível, com a ambiência tecnocultural emergente que a molda. Desenvolvemos, aqui, que a tecnocultura produz ressonâncias, tendências virtuais que se distendem a múltiplas direções, mobilizando o modo como nos comunicamos a partir de uma memória de códigos sonoros e audiovisuais em cada estágio da técnica. Propomos mapear tais ressonâncias da tecnocultura contemporânea a partir dos rastros que ela deixa nas expressões sonoras dos jogos digitais. Ao longo da tese, construímos nosso olhar sobre a comunicação audiovisual a partir de uma articulação entre memória, tecnocultura e design, amparados ainda por uma série de estudos contemporâneos de mídia, de som, de software e de jogos. Empiricamente, o projeto realiza procedimentos de análise das sonoridades de quinze jogos de computador, de gêneros e formatos variados, lançados entre 2005 e 2017, selecionados a partir de pesquisas exploratórias pregressas. A metodologia do trabalho é mista, articulando três eixos: o método intuitivo, que orienta a construção do objeto de pesquisa e dos problemas de pesquisa em relação à fenomenologia de Henri Bergson; a produção contínua de cartografias, que compreende a produção de mapas conceituais e abertos do material de pesquisa, associada à montagem de constelações, pela reunião de afinidades entre os dados analisados; procedimentos técnicos experimentais de análise audiovisual e sonora, a saber, escuta acusmática, análise espectromorfológica e mascaramento audiovisual. Reconhecendo ressonâncias de determinadas tendências da tecnocultura contemporânea nas sonoridades dos jogos, o trabalho apresenta quatro constelações através das quais elas tornam-se audíveis: antropomorfoses, sincronizações retóricas, imersibilidades, ruínas maquínicas. |