Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Vissotto, Izabel |
Orientador(a): |
Ladeira, Joao Damasceno Martins |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
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Departamento: |
Escola da Indústria Criativa
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5358
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Resumo: |
O propósito desta pesquisa é analisar a problematização que surge das imagens que não são apenas dispostas para serem vistas, mas também e, principalmente, para serem manuseadas. A materialidade das relações oportuniza diversas experiências de uso nos audiovisuais contemporâneos, deste modo justificasse a importância de estudos voltados para compreensão desse fenômeno. Esta pesquisa propõe analisar o que emerge das possibilidades de uso, enunciando como o webdocumentário Le Défi des Bâtisseurs está estruturado e o que decorre das montagens feitas pelo usuário, em um fluxo sistêmico, construído para que o ele se relacione com a obra em diferentes ambientes e de diferentes maneiras. Nesta visada, o legado cinematográfico se apresenta com preponderância, regendo as dinâmicas empregadas. Utiliza-se como método o mapeamento cartográfico (KILPP, 2010a) e, como ferramentas metodológicas, a figura do flâneur e do colecionador (BENAJMIN, 2006). Através do mapeamento cartográfico se constrói, nas análises, uma imagem dialética do audiovisual Le Défi des Bâtisseurs. Uma imagem dialética de diferentes tempos que se estabelece a partir de um momento específico, não como uma imagem de fotografia que se possa mostrar, mas como um enunciado de uma imagem repleta de questões visíveis e invisíveis, de uma série de usos que se repetem e se diferenciam, através de órbitas de montagem que mudam de desenho com cada novo usuário. O estudo inclui movimentos teórico-metodológicos que recaem na figura de Deleuze (1985) sobre as escolas de montagem e os avatares das imagens-movimento, sustentado pelos complementos teóricos de Gumbrecht (2010) sobre a produção de presença e a experiência estética. Ao fim, os objetivos são alcançados ao se evidenciar a emergência das montagens estético-narrativas. |