Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Cimadevila, Antônio Carlos Rabadan |
Orientador(a): |
Bentz, Ione Maria Ghislene |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Design
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Departamento: |
Escola da Indústria Criativa
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9538
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Resumo: |
Esta tese tem como proposta a prática de uma metodologia flexível, chamada aqui de Passarela Performática (PP), inspirada no Design Estratégico, na articulação ente Design, Arte e Moda. Tal metodologia se utiliza de princípios abertos e pontua a importância da flexibilização, do performer, da colaboração e tudo que estiver envolvido naquele ato da performance. A temática é a PP como metodologia proposta pelo design estratégico, o ponto de partida é a análise dos chamados desfiles conceituais; posteriormente, percebendo os elementos que sustentam a PP, a cocriação, a cultura, o corpo e a sociedade. A partir dos desfiles conceituais, a ação que move esse projeto, no âmbito do Design, transita pela espetacularização e pelo metadesign, formando os princípios metodológicos que sustentam a teoria e corroboram a prática. As práticas comportam dois momentos: um desfile inicial de inspiração livre e experenciação, que constituiu a primeira experiência e; o segundo, expressos nas duas experiências seguintes, que permitiram a utilização da metodologia construída pelo autor. Apresenta-se um procedimento que terá como característica principal a liberdade, além da criatividade como espaço para os performers, estimulado pela cultura e pela experiência da performatividade, presente na Passarela Performática. |