Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Santos, Marcelo Armesto dos |
Orientador(a): |
Corona, Marilice Villeroy |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/202215
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Resumo: |
O presente texto trata de um conjunto de trabalhos configurados em séries chamado Entre. Por meio de uma pesquisa de superfície, à exemplo da prática historiográfica de Aby Warburg, busco tecer relações e tangenciamentos entre as seis séries que compõem o presente estudo (Vago, Preciso #2, Capitular, Desmontagem, Monte e Pretexto #2) e as obras de variados artistas. Salta como crucial a presença de enunciados e regras — aqui conceituados como pretextos poéticos — que atuam como gatilhos produtivos e, portanto, o estudo da produção sistemática do objeto artístico. As séries orbitam um romance de Italo Calvino, chamado Se um viajante numa noite de inverno e, com isso, estabeleço uma relação prática e teórica com a literatura como promotora de procedimentos criativos. Aproximando-me primordialmente das ideias de Gilles Deleuze, Maurice Blanchot, Georges Didi-Huberman (e, por conta desse último, de Aby Warburg e Walter Benjamin), abordo minha produção poética sob a ótica da repetição, da sobrevivência, da grade, da relação entre precisão e imprecisão. |