Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
Bechler, Janaína |
Orientador(a): |
Sousa, Edson Luiz Andre de |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/130505
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Resumo: |
Essa tese de doutorado discute em ato o conceito de experiência através de um processo de trabalho inventivo denominado « Deriva Parada ». Com metodologia inspirada em elementos dos movimentos artísticos Surrealismo e o Situacionismo, buscou tensionar a palavra cidade, operando nela uma crise de sentido. A deriva e a deambulação foram dois procedimentos artísticos que agiram na suspensão dos usuais sentidos atribuídos ao termo e dotaram-lhe de potência criativa-criadora de novos sentidos, ou até mesmo, da possibilidade transmitir o vazio de sentido. Seguindo a leitura de autores como W. Benjamin, G. Agamben, G. Didi-Hubeman, G. Bataille em torno da questão da produção da experiência após a modernidade histórica, buscou-se um percurso em trabalhos de artistas, pensadores, além da experência-tema dessa tese: fagulhas da destruição da experiência e outras formas de existir, contar e produzir memória na cidade contemporânea. |