Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Santos, Gustavo Pimenta dos |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-12122023-124734/
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Resumo: |
Logo que cheguei a São Paulo, abruptas mudanças foram impostas devido a pandemia de Covid-19 reestruturando nossos espaços de vida requerendo deles novas condições de habitar. Meu corpo confinado e solitário começou a produzir afetos cada vez mais reativos, em virtude do automatismo gerado. E é diante desse cenário que a pesquisa se desdobra, mais especificamente, a partir do rompimento com essa escala reduzida para esticar meus horizontes e sentidos através do caminhar a fim de que sejam experimentadas cidades outras nesses encontros. Essa é, pois, minha proposta. Alinhavar a ideia de rizoma, uma estrutura de passagens repleta de confusões métricas, sem começo, fim, centro ou periferia com um processo de escrita experimental do e pelo corpo que se faça pelos contingenciamentos urbanos. Procuro, assim, investigar como ele possibilita modos de dizer-cidade como potência que se abre à produção da diferença e multiplicidade. Tomo os escritos de Gilles Deleuze e Félix Guattari sobre o rizoma para justificar meu pensamento de diferentes entradas e saídas possíveis na cidade a partir da escolha do corpo que caminha como intercessor. Esse corpo pensado como linguagem e escala intensiva permite que grafias e narrativas da cidade sejam reconstruídas mediante os atravessamentos de sua exposição, desdobrando-se em produções cartográficas construídas a partir dos encontros agenciados pelo meu corpo na cidade de São Paulo. Portanto, é a partir desse contexto que vejo e coloco minhas experimentações. |